quarta, 15 de maio de 2019 - 16:23h
UBAM reúne secretários em Pedra Branca do Amaparí para apoiar agricultores
.
Por:

UBAM reúne secretários em Pedra Branca do Amaparí para apoiar agricultores

O presidente nacional da União Brasileira de Municípios (UBAM) Leonardo Santana, acompanhado da Presidente Estadual no Amapá, Alandy Cavalcante e técnicos da entidade reuniram-se na tarde desta Terça-Feira (14) com os secretários Francisco Pereira (Agricultura) e Daniel Ferreira (Infraestrutura), contando com a participação importante de Mauro Souza (Consultor de Projetos –UBAM em Brasília) e a Consultora de Gestão Administrativa da UBAM, Geise Vilhena.

A reunião aconteceu na Sede da Prefeitura Municipal de Pedra Branca, após solicitação da prefeita Beth Pelaes, que pediu a UBAM para realizar ações em prol dos agricultores do município, tendo em vista a necessidade da adoção de políticas públicas na direção de um melhor escoamento da cadeia produtiva, composta de banana, açaí, cupuaçu e macaxeira.

Segundo a presidente estadual da UBAM, foi muito importante o debate em torno dos problemas que enfrentam os agricultores de modo geral, os quais mantêm em seu poder toneladas de frutas que não chegaram a ser comercializadas devido os grandes desafios. Sendo, portanto, posto a aprovação a criação da Central de Abastecimento e Comercialização de Hortifrutigranjeiros, que deverá ser instalado no Município de Porto Grande, objetivando armazenar, comercializar e transportar toda produção dos municípios que compõem o Consórcio Pedra do Amaparí, ao qual faz parte o município de Pedra Branca do Amaparí, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Porto Grande.

Para o presidente nacional da UBAM, Leonardo Santana, serão viabilizados investimentos através do Consórcio, com recursos voluntários da União, que beneficiará todos os outros municípios, os quais sofrem problemas muito graves, a começar do isolamento causado pela péssima e intrafegável estrada que liga Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí e Serra do Navio. Ele garantiu que a entidade vai cobrar do governo Bolsonaro uma solução urgente, para o que ele classificou de “a maior vergonha para o estado do Amapá”, já que, segundo ele, em 27 anos nunca se preocupou com um descaso tão grande e que agrava a situação de necessidade dos municípios.

Foi marcada uma reunião com os refeitos que integram o Consórcio Bacia do Amaparí, que tem como presidente o prefeito Élson Belo (Serra do Navio), para próxima semana, ocasião em que ser discutida a criação da Central de Abastecimento, além de outras providências, principalmente e pontualmente sobre o asfaltamento e pavimentação da BR-210, que segundo o presidente da UBAM se constitui em 60% dos problemas dos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amaparí.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

UBAM - União Brasileira de Municípios
RTVS - Setor de Rádio e TV Sul - Quadra 701 - Conjunto E - Cep: 70.297-400 - Brasília – DF - (61) 8222-6184 - ubam.org@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International