segunda, 30 de setembro de 2019 - 18:34h
UBAM capacita servidores públicos municipais
.
Por:

A entidade quer diminuir os gastos das prefeituras, adequando seu pessoal nos cursos de capacitação de seus servidores

A União Brasileira de Municípios (UBAM) mantém calendário de cursos de capacitação, destinados a servidores públicos todos os municípios filiados à entidade, como forma de construir uma gestão voltada para a eficiência e eficácia e nos serviços destinados à população, bem como no tratamento ético da coisa pública, além do curso para pregoeiros e para as comissões permanentes de licitação, evitando transtornos administrativos e improbidade indireta.

Segundo o presidente nacional da UBAM, executivo Leonardo Santana, os cursos são gratuitos e podem se constituir na maior ferramenta de gestão, já que as demandas municipais se multiplicam, com o crescimento das cidades.

Ele ressaltou que um dos temas mais importantes dos cursos é a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei das Licitações (8.666/93), destinadas aos técnicos das prefeituras, devido à falta de profissionais capazes e a impossibilidade da maioria dos municípios de arcar com altos salários aos já formados, muitos deles de outras cidades maiores, onde funcionam as grandes instituições de ensino.

Leonardo reclamou da falta de apoio do governo federal que, segundo ele, não consegue formar parcerias institucionais com as organizações municipalistas, a fim de dotá-las de recursos financeiros para que capacitação como esta possa ser feita em 80% dos municípios, que são os menores e mais sofridos, considerando que esse percentual vive somente dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.

“Na região como a do Semiárido, por exemplo, são 1.134 cidades sofridas, com baixíssimo IDH, sem a mínima possibilidade financeira de contratar bons profissionais. Por isso perdem recursos por não poderem apresentar projetos, por falta de pessoal qualificado e sem terem como desembolsar a empresas especializadas, já que há projetos que custam no mínimo 200 mil para serem elaborados”. Disse o presidente.

A UBAM, segundo Leonardo, estará nos próximos dias inaugurando sua nova Sede em Brasília, onde colocará à disposição das prefeituras todo assessoramento necessário.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

UBAM - União Brasileira de Municípios
RTVS - Setor de Rádio e TV Sul - Quadra 701 - Conjunto E - Cep: 70.297-400 - Brasília – DF - (61) 8222-6184 - ubam.org@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International